Meu campo é na várzea, meu lugar na história

“Meu campo é na várzea, meu lugar na história” é um documentário de curta-metragem que traça um panorama breve do futebol de mulheres, enfocando o cenário curitibano e a experiência das jogadoras em clubes da cidade. Tocando nas questões de gênero, corpos, patrimônio e invisibilidade o filme mostra a prática do futebol como resistência e pioneirismo diante das inúmeras dificuldades que o contexto aponta. O futebol de mulheres se mostra por fim democrático em suas possíveis expressões, reforçando as relações sociais que se entrelaçam nos jogos de várzea.

No vídeo a sempre brilhante Professora Doutora Silvana Goellner (uma das musa aqui da ‪#‎CDMJ‬) usa o futebol como linguagem para nos dar aula de‪ #‎gênero‬ e ‪#‎feminismo‬… e cidadania!

BÔNUS: dois projetos feministas sobre esportes que você precisa conhecer.

O GUERREIRAS PROJECT, que utiliza o futebol como ferramenta de promoção de justiça de gênero para criar formas mais eqüitativas e sustentáveis de ser.

guerreiras

Olga Esporte Clube, um projeto da Think Olga para transformar a relação das mulheres com o esporte e abrir novas possibilidades para a prática feminina.

olga-e-c

Imagem destacada: Guerreiras Project

Comments

Comentários