Estamos todos no mesmo barco…

Boa semana.

Boa semana pra quem quer o impeachment, e boa semana para quem revira os olhos ao ouvir essa sugestão. Boa semana para quem acha que o Lula é o salvador da pátria, e boa semana para quem quer ver ele bem longe de Brasília. Boa semana para quem votou no PT, boa semana para quem votou no PSDB. Boa semana pra quem vota no PSOL, boa semana pra quem não vota em nenhuma bandeira e boa semana até para quem vota no Bolsonaro.

Boa semana pra todo mundo na Lava-Jato. Boa semana pra quem não conseguiu abastecer o carro. E uma boa semana pra quem tem medo de voltar a depender do volume morto.

Boa semana pros republicanos e pros democratas do Tio Sam e, na Zoropa, boa semana tanto pra extrema direita quanto pra turma do levante de esquerda. Boa semana pra quem simpatiza com ideologia socialista, e boa semana para quem pensa que comunista bom é comunista morto. Boa semana pros coxinhas e boa semana pros esquerdopatas. Boa semana pras feministas, e boa semana também pros machistas.

Boa semana pra quem defende a descriminalização do aborto, e boa semana pra quem ainda pensa que ser “pro-life” é realmente ser a favor da vida. Boa semana para quem quer acabar com a “guerra às drogas” e boa semana também para quem acredita que esses drogado aí são tudo uns maconhêro.

Boa semana para quem vive a pós-modernidade, e uma boa semana para quem não queria mesmo ter que se render a ela, e sofre, muito, por não conseguir escapar. Boa semana pra quem acredita radicalmente em mudança, ainda que de forma burra, e boa semana pra quem tem apego patológico a certas tradições, ainda que bem intencionado. Boa semana para quem é do bem, boa semana para quem é do mal… e uma excelente semana pra quem continua investido em dividir a sociedade em binários opostos. Tenha uma boa semana, mas deixe disso.

Boa semana para quem só assiste a mídia hegemônica, boa semana para quem só consome notícias nas redes sociais, e boa semana para quem se empenha e vai buscar informação através da leitura crítica de múltiplas fontes.

Boa semana para quem acha que pop não é cultura, que folclore não é saber legítimo, e que somente as páginas de política e economia são importantes. E uma boa semana para quem já entendeu que “importante” é relativo.

Boa semana para quem acompanha o BBB e a Kim Kardashian, e boa semana para quem só admite o consumo de literatura clássica. Boa semana pra quem entende o Baudrillard, e boa semana pra quem acha que isso é nome de queijo.

Boa semana para quem ama a RuPaul, boa semana para quem acha ele falso, e boa semana para quem não faz a menor ideia de quem seja essa pessoa. Boa semana pra quem escuta Lobão, boa semana para quem não aguenta a Valeska Popozuda, e uma semana linda pra quem é fã do Caetano. Ou não.

Boa semana para quem curte croissant de gengibre sazonal com café de menta servido em vidro vazio de geleia e boa semana para quem gosta mesmo é de xis salada com maionese caseira. Boa semana pros veganos, boa semana pra quem consome mais carne do que precisa, e boa semana pra quem se irrita com o uso do adjetivo “orgânico” pra descrever um processo antigo de produção de comida. Mas o boa semana especial vai para quem não come. Que isso mude, e rapidamente, e permanentemente.

Boa semana para quem é do dia, e boa semana para quem é da noite; boa semana para quem acorda cedo, boa semana para quem dorme tarde. Boa semana para quem batalha, e boa semana para quem preguiça. Boa semana para quem está de férias, boa semana para quem está na labuta, e uma boa semana para quem está na labuta para fazer as férias dos outros. Boa semana para quem vive de arte e tem que ralar pra se virar, e boa semana para quem tá pouco se ralando para quem tem que se virar pra viver de arte.

Boa semana pra quem é da militância, e boa semana pra quem faz trollagem anônima. Boa semana para quem faz piquete, e boa semana pra quem tem motorista. Boa semana pra quem valoriza o que talvez não dê dinheiro, e boa semana pra quem se utiliza do dinheiro para impor certos valores. Boa semana pras publicitárias e pros banqueiros. Boa semana pros mineiros. E uma excelente semana para as putas.

Boa semana para quem não consegue ter uma discussão sem polarizar, e boa semana para quem vive para apaziguar esse tipo de Fla X Flu dialógico. Boa semana para quem busca entendimento, e boa semana para quem gosta mesmo é de criar confusão. Boa semana para quem explica. Boa semana pra quem implica. E uma ótima semana para quem descomplica. Boa semana para quem tenta, boa semana pra quem inventa, e uma linda semana pra quem não tolera rima barata.

Boa semana pros poetas, pros burócratas, pras filósofas e pras filistinas. Boa semana para quem sabe que existem opressões e preconceitos institucionalizados, e boa semana para quem ainda não se deu conta de que isso é verdade. Que aprendam.

Aliás, boa semana pra quem aprende, boa semana pra quem ensina e, sobretudo, uma boa semana pra quem desaprende quando preciso. Boa semana pra quem consegue imaginar o que ainda não existe, e boa semana também pra quem não consegue conceber o que já existe.

Boa semana para quem pensa, boa semana para quem faz.

E uma excelente semana, pra mim e pra você.

Por Joanna Burigo
Imagem daqui.

Comments

Comentários