Argentina, aborto e argumentos feministas

A Izabel Belloc Moreira fez uma seleção dos pronunciamentos de deputadas argentinas na sessão do dia 13/06/2018, na qual foi votado e aprovado, na Câmara dos Deputados de lá, o projeto de lei pela descriminalização, despenalização e legalização do aborto. Para se tornar lei, o projeto ainda deve ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo Presidente argentino.

Ela explica que nesta lista só há links para pronunciamentos de parlamentares mulheres, porque seu foco de pesquisa é a representação política das mulheres. Também só há pronunciamentos pró despenalização e legalização do aborto, porque políticas públicas balizadas por gênero são o escopo de sua pesquisa.

Tampouco estão nesta lista todos os pronunciamentos das parlamentares mulheres com posição a favor do projeto de lei, porque seu interesse de pesquisa são os que, de alguma forma, abordam teorizações feministas, e políticas públicas relativas a direitos sexuais e reprodutivos.

Logo no topo da lista Izabel destaca (com ***) os pronunciamentos que, em sua opinião, foram mais consistentes. Os demais estão na ordem em que foram realizados.

Izabel pensa que estes pronunciamentos dão uma boa ideia sobre a representação política das mulheres argentinas no parlamento. E adiciona: “Ainda vou precisar fazer a mesma seleção nos pronunciamentos das deputadas na sessão que votou e aprovou a Lei de Paridade na Argentina (que também falta passar pelo Senado); e, das deputadas e senadoras uruguaias nas sessões que votaram e aprovaram a Lei de Feminicídio e a Lei de Proteção Integral a Meninas e Mulheres contra a Violência Baseada em Gênero, no Uruguay.” 

Segue a lista:

***Gabriela Cerruti:

***Victoria Analía Donda Pérez:

***Ana Carla Carrizo:

***Josefina Mendoza:

***Lucila María De Ponti:

***Romina Del Plá:

***Silvia Gabriela Lospennato:

***Nathalia González Seligra:

Brenda Lis Austin:

Mayra Soledad Mendoza:

Mónica Macha:

María Carolina Moisés:

Alejandra Rodenas:

Analía Alexandra Rach Quiroga:

Nilda Garré:

María Celeste Acerenza Samanta:

Luana Volnovich:

Vanesa Siley:

Verónica Elizabeth Mercado:

María Cristina Álvarez Rodriguez:

María Lucila Masin:

Laura Valeria Alonso:

María Fernanda Raverta:

Magdalena Sierra:

*****
Imagem destacada: via Saúde Online

Comments

Comentários