Esperança resume

O I Encontrão Feminista de Criciúma aconteceu no domingo, 02/07/2016, na Praça do Congresso.  Foram seis palestras + intervenções artísticas, e Gabriela Valerim falou sobre parto humanizado, o coletivo Movimento Mulher discutiu políticas públicas, Zaira da Silva Conceição deu aula sobre feminismo negro, vertentes e correntes, a Dani Antunes demonstrou como a fotografia pode ser um instrumento empoderante, e a Joanna Burigo aqui da Casa da Mãe Joanna abriu o evento com reflexões sobre gaslighting. O evento foi histórico, afinal a cidade nunca tinha organizado algo 100% feminista. Abaixo, o relato emocionado e emocionante da organizadora do evento, a fenomenal Ana Bertolina

Esperança foi a palavra que encontrei pra falar sobre esse encontro.

Muitas mulheres reunidas por meio de um sentimento que nos une: A esperança. Esperança nos resume e é através dela que estamos hoje aqui lutando por nossos direitos, unidas e querendo voz. Nossa luta se alimenta de esperança.

Havia esperança em meu olhar ao perceber que muitas mulheres buscam conhecer o feminismo e lutar não somente por si só, mas por suas irmãs mesmo que de sangue não sejam.

Eu vejo amor! Vejo amor quando sei que lá no outro canto do Brasil e do mundo existem mulheres que não conheço mas que lutam por mim.

Tenho fé! E uma das coisas que me motivam a viver é o feminismo. Porque ele é puro; e me arrepio em saber que se o mundo todo conhecesse de verdade a alma desse movimento com certeza se encantaria e sem sombra de dúvidas também se arrependeria assim como eu me arrependi de não ter abraçado esta causa muito antes.

Hoje? Hoje estou ultra mega hiper emocionada com esse encontro, com as palestras cheias de amor e conhecimento, com as pessoas que tivemos a oportunidade de conhecer, pelas manas do grupo do whatsapp, pelas meninas que compareceram, doaram, ouviram e se emocionaram, pela Gislaine que foi e me ajudou a montar todos aqueles paninhos lindos no chão e pelo meu marido que quebrou allllllltos galhos pra mim.

Muito obrigada a todas por existirem. Vocês fazem parte da minha vida.

QUE VENHA O PRÓXIMO POIS ESTAMOS UNIDAS! É SÓ O COMEÇO!

(Imagem destacada: fotos do evento tiradas pela Casa da Mãe Joanna)

Comments

Comentários