Livro infantil sobre Ada Lovelace inspira mulheres na Computação

Livro infantil da SBC para inspirar as novas gerações de mulheres na Computação
A obra conta a vida de Ada Lovelace – a primeira programadora do mundo – e faz parte das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Contra tudo e contra todos, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Para contar a trajetória de uma destas personagens femininas, só que desta vez para as crianças, chega ao mercado o primeiro livro infantil em português sobre “A vida de Ada Lovelace”.

Ada, reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, desenvolveu o primeiro programa de computador (algoritmo) muitos anos antes do computador ser construído.

A inspiração para criação do livro veio das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), patrocinadora do projeto – que tem como objetivo fomentar a inclusão feminina e colaborar no processo de empoderamento de meninas e mulheres na área de TI –, e dos estudos sobre a representatividade das mulheres em Computação.

De acordo com a autora Sílvia Amélia Bim, ex-coordenadora do Programa e a ilustradora Kiara Cabral, a partir de 2015, alguns livros infantis sobre Ada Lovelace foram lançados em língua inglesa. Sílvia chegou a consultar algumas editoras sobre a possibilidade da tradução para o português e, diante das respostas negativas, resolveu iniciar o projeto de um livro infantil em português patrocinado pela SBC, cuja primeira tiragem esgotou e a segunda edição da publicação está prevista para o mês de outubro, quando será lançada a versão em espanhol.

De acordo com a autora, é necessário desmistificar a Computação cada vez mais cedo. E um livro infantil, contando a história de uma mulher que tem um papel muito significativo na história da Computação, pode ser um elemento importante para motivar meninas a escolherem esta área para atuação profissional. “Além disto, mostra para os meninos que as mulheres sempre contribuíram significativamente para construir a área de Computação. A leitura compartilhada com pais, mães, avós, tios e tias, pode mostrar para toda a família que Computação pode ser uma paixão e uma profissão para todo mundo, independentemente de gênero”, esclarece Sílvia.

Mais sobre Ada Lovelace

A vida de Ada é inspiradora! Inglesa, filha de mãe matemática e pai poeta, foi incentivada pela mãe a estudar muito: matemática, física, química, francês. Mas a emoção, a imaginação e a criatividade foram a herança de seu pai, mesmo nunca tendo convivido com ele. Da amizade com Charles Babbage – cientista que ficou conhecido como o “pai da computação” – surgiu a oportunidade de contribuir com os projetos do amigo no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. E, assim, “nasceu” o primeiro programa de computador entre 1842 e 1843. O dia em que se comemora o seu legado é celebrado anualmente na segunda terça-feira de outubro. O “Ada Lovelace Day” tem como objetivo lembrar os feitos das mulheres nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como encorajar que mais mulheres sigam este caminho.

Mais sobre o livro

O valor do livro é R$ 20 + frete e para sua aquisição é só entrar em contato com os coordenadores do Programa Meninas Digitais pelo e-mail: meninasdigitaissbc@gmail.com

Comments

Comentários