Série Fotográfica “ELAS”

Tenho notado um aumento em ensaios fotográficos de nudez e outros projetos com este viés… como se para mostrarmos que nos amamos precisássemos ficar nuas. Não vejo as coisas dessa forma.

Por isso que resolvi fazer a Série Fotográfica “ELAS”, para oferecer outras formas de interpretar a nudez feminina. Eu queria que o ensaio refletisse os momentos em que a mulher para, em meio ao turbilhão de momentos que compõem as nossas vida, para se olhar no espelho e dizer: eu me amo.

A locação escolhida foi uma área verde no meio de São Paulo, que serve como espaço onde muitas mulheres trabalham. Foram dois dias de cliques e 42 mulheres atrás das lentes, e enquanto eu fotografava, duas estudantes de Rádio e TV filmavam o ensaio, capturando o que as modelos tinham a dizer sobre suas vidas, seus sonhos, suas frustrações…. O vídeo complementa as fotografias com as vozes de suas protagonistas.

A ideia de fotografar estas mulheres nuas apenas da cintura pra cima surgiu a partir do fato de que, no local onde foram feitas as fotos, tinha um espelho, então decidi usar uma luz natural, conferindo um ar bem íntimo para a produção. Elas se olhavam nesse espelho, e era um momento delas. De se olharem.. Eu estava ali apenas pra registrar a linda mulher linda que eu via, se observando, sob a luz intimista.

Essa entrega, de ficar nua da cintura pra cima, para muitas mulheres foi um exercício duro. Uma quebra do tabu da nudez. Fazer o ensaio foi também um exercício para mim, como mulher. Foi um aprendizado ouvir tantas histórias, porque a medida que eu ia fotografando, nós conversávamos. Foi no meio dessa troca que as fotografias aconteceram. E foi lindo demais.

Mesmo que eu não venha a tocar todas as mulheres da mesma maneira, toquei uma profundamente: eu mesma. Consegui o que queria com essa série, e ganhei demais fazendo ela, e serei eternamente grata por isso.

Deixo vocês com algumas fotos das modelos – vestidas, em frente ao painel da exposição.

Série Fotográfica – “ELAS”
42 lindas mulheres, dois dias de cliques em um lugar com uma energia incrível, muitas conversas, trocas, confissões, abraços, sorrisos e lágrimas. Cada mulher com suas histórias, suas lutas, seus sonhos, suas dores, frustrações, realizações….

1

O desejo de realizar essa série é fruto do meu exercício diário de aprender a ser mulher, da minha desconstrução e reconstrução em entender o que é ser FEMINISTA hoje.

Nunca foi tão urgente gritar ao mundo o papel importante que as mulheres têm e sempre tiveram na sociedade.

4

Mas para isso é de suma importância a união das mulheres e, mais do que nunca, que elas se vejam realmente como são: LINDAS, cada uma a seu modo, libertas dos padrões e estereótipos impostos pela sociedade.

Essa série fotográfica tem como intuito retratar a mulher em sua essência, mostrando cada uma no seu tempo, nos seus gesto. Nós mulheres precisamos nos empoderar! Gritarmos ao mundo que somos mais do que insistem que somos, celebrar nossas vitórias diárias, sejam externas ou internas.

6

Precisamos confiar em nossa essência, precisamos deixar a beleza fluir de dentro pra fora, com amor próprio todos os dias.

Apesar da série “Elas” fazer parte do Projeto “A pele em flor photo”, eu não queria ter que usar sempre a nudez para que as mulheres mostrarem que se aceitam. Queria algo mais singelo, como se elas tivessem parado cinco minutos para se olharem. Para fazerem um carinho na alma, sabe?

14

Tudo isso resultou em retratos lindos, que só tinham uma pretensão: mostrar com simplicidade, e sem artifícios, cada uma destas mulheres. Lindas como são, naturalmente sob a luz do dia em que fizemos as fotos, mostrando o universo inteiro que cabe em cada uma de nós.

5

Essa série pra mim é isso: este esse exercício diário que é ser mulher, feminista, se empoderando a cada dia. É não se cobrar tanto e respirar aliviada em paz consigo mesma e com suas escolhas.

Por Laudiane Lira, fotógrafa, mulher, paulistana, mãe, feminista, na batalha, que sonha, luta e tá correndo por aí. Com essas 42 mulheres, espero espalhar empoderamento. Veja mais fotos do projeto aqui.

Comments

Comentários