As 7 Melhores da Fem #samba
Na edição de hoje as 7 melhores da Fem vêm para, literalmente, sambar na cara da sociedade: essa lista demonstra que, no quesito representatividade, as titãs do samba sempre arrasaram. Aperta o play e vai só no sapatinho, pois a nossa revolução vai ser muito bem dançada.
1. Dona Ivone Lara, Alguém me avisou
Conhecida a Rainha do samba brasileiro, Dona Ivone Lara é letrista, compositora e intérprete, e segue firme e forte, aos 93 anos, sendo bamba e referência. Alguém me avisou é composição de Dona Ivone e um dos sambas mais conhecidos do Brasil.
2. Clara Nunes, Morena de Angola
Uma das maiores intérpretes brasileiras, Clara Nunes imortalizou diversas canções, do Brasil até o continente africano, e aparece na nossa lista com a clássica das clássicas Morena de Angola.
3. Beth Carvalho, Vou festejar
Beth Carvalho dispensa apresentação. Uma das maiores intérpretes do samba, ela é e madrinha de sambistas de peso que figuram no cenário atual. Em 2015 uma de suas músicas mais conhecidas foi utilizada em protestos em favor da ditadura, mas erroneamente: os organizadores pareciam não saber que Vou festejar foi composta como um hino contra a ditadura, período significativo na vida de Beth, que viu o pai ser cassado pelos militares. A militância de Beth sempre deu samba.
4. Clementina de Jesus, Marinheiro só
Impossível não colocar na lista a pioneira Clementina de Jesus. A Rainha da Ginga, ou a Quele, como também era conhecida, aqui é lembrada com a interpretação de um samba popular tradicional, Marinheiro só, em sua versão mais conhecida (a de Caetano Veloso). Assista essa gigante da história do samba brasileiro:
5. Nilze Carvalho, Murmurando
A sambista mais jovem de nossa lista é Nilze de Carvalho, e sua carreira começou cedo: o primeiro disco foi gravado quando ela tinha 12 anos de idade. Nilze é compositora, intérprete e bandolinista. Aqui ela nos presenteia com seu bandolim e canta Murmurando, do conjunto de choro Época de Ouro.
6. Leci Brandão, Perdoa
A compositora e intérprete Leci Brandão foi a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, e não é estranha à militância. Atualmente ela é uma das forças femininas no legislativo paulista, e desde que foi eleita Leci dedica-se a projetos de inclusão racial, violência de gênero, e em defesa dos professores, e se posiciona no combate à intolerância religiosa e à homofobia. Perdoa é a canção que agracia a nossa lista. Que Leci siga fazendo samba, amor e revolução!
7. Alcione, Não deixe o samba morrer
Alcione além de ter uma das vozes mais marcantes do cenário musical nacional, é também instrumentista e compositora. Marrom encerra nossa lista, e cantemos em coro: Não deixe o samba morrer. Nem o samba, e nem a representatividade. Avante mulheres!
Ouça a playlist completa no nosso canal no YouTube OU no nosso Spotify:
Por Ana Paula Ferraz
Comments
Comentários