Subversivo não é ser mártir

Subversivo não é ser mártir. Se queremos revolucionar o sistema, o ônus da transformação social que queremos não deve recair em indivíduos.

Porque eu falo isso? Porque o rolê que insiste supostamente denunciar a transgeneridade como “reforçadora dos estereótipos” de gênero só foi possível porque ele pressupôs, pela negação, de que a transgeneridade seria um espaço da pura contestação, da liberdade absoluta, da subversão completa de todas as normas.

Só se vê uma coisa a partir de uma negação e pra negar, você pressupõe implicitamente a existência desse algo sobre o qual a negação incide. Por isso nossa militância tem que sair dessa teia de pressuposições – ou seja – dessa teia discursiva que nega para afirmar e afirma para negar: nega que a transgeneridade é revolucionária pra dizer que ela é conservadora; afirma que a transgeneridade é reiteração de regras pra negar que ela é tida como interdito social.

Ser trans não é carregar discursivamente a culpa e a libertação do gênero.

Temos que sair dessas oposições. Nem contestação absoluta nem submissão absoluta. Ser trans não é carregar discursivamente a culpa e a libertação do gênero. Somos sujeitos de carne e osso, não habitamos esse lugar exótico de extremismos discursivos. Não há, portanto, subversão sem regra nem regra sem subversão. A resistência e a luta por direitos se baseia e se realiza num outro lugar, fora de discursos culpabilizantes, individualizantes, que implicitamente colocam a transgeneridade num lugar ideal para poder difama-la. Só há decadência se se pressupõe a aspiração transcendente por um ideal.

Acontece que a luta por um mundo melhor não precisa eleger um ideal transcendente que negaria a decadência. Precisamos tirar o cristianismo do feminismo, de nossa militância.

Por Beatriz Pagliarini Bagagli
Imagem destacada: Viviany Beleboni, em performance de auto-crucificação na Manifestação contra a homofobia na 19ª Parada do Orgulho LGBT, SP, 2015. (Foto: Reuters/Joao Castellano, que roubamos do G1)

Comments

Comentários