Uma relação de alteridade com pessoas trans

Ao que tudo indica, pessoas cis ficam muito incomodadas quando são “classificadas como cis”. Pessoas cis não querem ter identidade de gênero conforme às expectativas – afinal de contas, identidade de gênero é coisa de gente trans, patológica. O que as pessoas cis não suportam é na verdade se verem definidas a partir da posição trans, da transgeneridade, das pessoas trans. Ao se recusarem a se perceberem portadores de uma identidade, elas tentam denegar a existência da artificialidade dos seus próprios gêneros – achando que com isso podem pressupor que apenas pessoas trans sejam artificiais.

O que as pessoas cis não suportam é perceberem que elas possuem sim identidade, já que a cisgeneridade não é natural. Elas não suportam perceber que é preciso performar a cisgeneridade para que o gênero delas tenha a impressão de uma ontologia.

No fundo, esse incômodo das pessoas cis só mostra o que elas sempre já souberam: se você não é trans é cis. Não é difícil de entender. Mas há o estranho fenômeno de pessoas que não se reconhecem como trans ao mesmo tempo em que denegam a cisgeneridade.

O que talvez seja difícil de entender é que quando falamos de pessoas cis – já que nem todas são trans, olha a revelação bombástica! – isso não implica considerar que elas sejam conformadas de forma absoluta com as expectativas normativas do gênero. Talvez seja difícil de entender que falar sobre cis é sobretudo dar visibilidade para pessoas trans a partir do momento em que você nunca sofreu constrangimento e violência ao apresentar documentos. Talvez seja difícil entender o termo cis a partir do momento em que você nunca teve acesso a direitos fundamentais negados com base em expectativas cisnormativas de existência.

Sim, isso é mais um desabafo sobre a minha frustração com a incapacidade de certas pessoas cis conseguirem estabelecer uma mínima relação de alteridade com pessoas trans.

Por Beatriz Pagliarini Bagagli
Imagem destacada: edição nossa de uma das muitas Polaroids de Ulay

Comments

Comentários