Legitimidade de discurso

Depois que o vídeo do Bertolucci viralizou, todos os portais resolveram falar sobre e lembrar que enquanto a atriz falou várias vezes sobre a violência que sofreu, ninguém ligou.

Estima-se que os cerca de 60.000 estupros registrados por ano no Brasil, correspondam a apenas 10% dos números reais dessa violência, pois a grande parte das vítimas não denuncia seus agressores. Mais de 50% das vítimas de estupro são menores de 13 anos e seus abusadores são, na maioria das vezes, pessoas próximas.

Johnny Depp bate na mulher e ganha papel de destaque em franquia de sucesso.

Não é uma surpresa! Nosso discurso só é legitimado quando confirmado por um homem. É cultural. Só que não adianta se revoltar com isso e postar texto se dizendo indignado se quando os amigos compartilham nudes das ex, as chamam de vagabundas você não faz nada porque não quer perder a amizade do cara.

Não estuprar e não assediar não são favores.

Não estuprar e não assediar não são favores. Pra que as coisas mudem, tem que mudar a mentalidade que nos coloca como seres de menor valor.

Se nem a atriz de Hollywood teve sua palavra levada em consideração, vocês realmente acham que eu vou me intimidar diante de fã boy mimado que segue me xingando nas redes, dizendo que sou uma oportunista que quis acabar com a vida de um inocente?

Isso é patético! Superem isso, gente! Se eu dissesse agora que fui estuprada por um artista famoso, minha TL se encheria de perguntas do tipo: que roupa você estava usando? Tem provas? Tem certeza? Veja, não vai querer expor um cara, né? Você pode acabar com a vida dele….Ou seja, nossa vida vale menos que tudo.

Nossa palavra, então, vale menos ainda.

E você? Já explicou pro seu amigo que a ex não é louca? Já chamou a atenção do amigo que tá xingando a sua amiga nas redes sociais? Já perguntou a uma amiga que sofreu algum tipo de violência se ela precisa de alguma coisa?

Por Dani Marino
Imagem destacada: Women Talking on a Summer’s Afternoon, Narges Hashemi

Comments

Comentários