A violência escondida, revelada

Toda vez que uma pessoa, principalmente um homem, branco, heterossexual, me pedir compreensão vou considerar uma violência. Sabe por que?

Vocês nunca pararam para pensar o quanto o mundo impõe compreensão para uma mulher negra?

Vocês nunca pararam para pensar o quanto o mundo impõe compreensão para uma mulher negra? A compreensão por ser chamada de “cabelo de macarrão”, “fedida”, “cabelo de bombril”, “preta feia” na escola quando sequer sabia o que era racismo. A tristeza e o ódio ali eram reprimidos porque “não podemos responder com violência”. Rá, de quem era a violência?

A compreensão por ser preterida entre todas as amigas de adolescência porque é negra e gorda e ter meninos dizendo absurdos se você os rejeita porque eles estavam “fazendo um favor”. A compreensão de não conseguir emprego, mesmo sabendo que tinha mais conhecimento que muitos na “dinâmica”, e sair sabendo que não foi escolhida porque é negra. A compreensão pela violência de os meninos sempre ficarem escondido com você e de quando um decidia namorar com você era zuado pelos amigos porque estava namorando com a “preta gorda”. A compreensão ao ser olhada de cima até embaixo ao entrar em um edifício de classe média, em um shopping, etc. A compreensão pelas pessoas sempre olharem surpresas quando você diz que tem diploma numa das melhores universidades da América Latina e que gosta e entende de filosofia e mundo clássico e antigo. A compreensão ao ter pessoas perguntando se você lava o cabelo e como lava porque usa tranças. A compreensão em saber que ganha apenas 25% do que um homem branco que ocupa um mesmo cargo e exerce a mesma função do que você.

Rá, de quem era a violência?

Vocês nunca colocam a mão na consciência ao abrir a boca de vocês? Eu não posso sentir ódio e indignação por que? O que te faz achar que eu tenho que ser paciente com você? Já não basta vários séculos de mulheres negras deixando filhos ao deus dará (conhece esse provérbio?) pra ninar filho de branca? Já não basta vários séculos de exploração, estupro e hipersexualização? Vocês nunca vão romper com essa bolha branca infanto-mimadinhos de achar que as pessoas devem entender vocês? Quando vocês irão entender o mundo ao redor?

Eu não posso sentir ódio e indignação por que?

Ao invés de me pedir paciência, me peçam uma boa indicação bibliográfica para entender além das suas obviedades. Mas, por favor, não faça eu perder meu tempo achando que, depois, vai vir discutir contradições. O ser mais cheio de porcarias de contradições não sou eu.

Eu sou uma mulher negra e tenho todos os motivos do mundo para estar muito brava e para não ter o mínimo de paciência com as suas abobrinhas. DON’T WASTE MY TIME.

Por Juliana Borges
Imagem: divulgação (Beyoncé Lemonade)

Comments

Comentários